certificado energetico ADENE

Desempenho Energético

Como é feita a avaliação

Saiba quais os fatores tidos em conta, para classificar um imóvel para emissão do certificado energético.

A avaliação do desempenho energético de um edifício é um processo que visa determinar a eficiência energética do edifício e atribuir-lhe uma categoria de eficiência energética. A avaliação é realizada por técnicos certificados e autorizados pelo DIrecção Geral da Energia e Geologia (DGEG), e é obrigatória em Portugal desde 2006. Para avaliar o desempenho energético de um edifício, os técnicos certificados têm de realizar uma vistoria ao imóvel, e recolher informações sobre o edifício, incluindo a suas dimensões, localização, idade e os seus sistemas de aquecimento, existência de ar condicionado e como é realizada a produção de energia calorifica. Essas informações, são então inseridas em um software especializado, que calcula o consumo de energia do edifício, e o compara com o consumo de energia de edifícios semelhantes, em termos de tamanho, localização e idade.

Certificação energética ADENE

A partir desse cálculo, o software atribui ao edifício uma categoria de eficiência energética, variável de "A" a "F", Sendo a categoria "A" a mais eficiente, em termos energéticos, e que inclui edifícios com sistemas de produção de energia renovável, e/ou baixo consumo de energia. A categoria "F" é a menos eficiente, em termos energéticos, e inclui edifícios que precisam de melhorias significativas, para aumentar sua eficiência energética. Além de atribuir uma categoria de eficiência energética, é também gerado um relatório detalhado sobre o desempenho energético do edifício. Esse relatório inclui informações sobre o consumo de energia do edifício, as suas fontes de energia, as medidas de isolamento térmico implementadas, e as suas principais fontes de desperdício de energia. O relatório também inclui recomendações (medidas de melhoria) sobre como o edifício pode tornar-se mais eficiente energeticamente.

Em resumo, a avaliação do desempenho energético de um edifício é um processo importante, que permite aos proprietários identificar quais as áreas de desperdício de energia, nos seus edifícios e tomar medidas para corrigi-las. Isso, pode resultar em poupança a longo prazo, e contribuir para um mundo mais sustentável.

Notícias sobre Certificação Energética

As últimas notícias

Temos o seu certificado

Pedido online, rápido e ao melhor preço
orçamento grátis certificado energetico